Corpo Docente

Corpo Docente | Constituído por 10 doutorados

Paulo Mendes

Professor Associado da Universidade Lusófona  | Vice-Director Científico da COPELABS

Tem licenciatura em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra (1993), MSc em Engenharia Electrotécnica e de Computadores (1998) pelo IST, UTL, Lisboa; PhD em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra (2004). Foi Director de Telemática da Fernave S.A. (94-98); Investigador Convidado (00-03) da Universidade de Columbia em NY, EUA; investigador do CISUC, Universidade de Coimbra.

Foi Investigador Sénior (2003-2007) da NTT DoCoMo Euro-Labs, Munique, Alemanha, e co-coordenador da área "Internet Architectures and Networking", UTM, INESC Porto (07-10).

Os seus interesses de investigação focam-se em sistemas sem fios cooperativos e redes auto-organizáveis, bem como sistemas complexos.

Paulo publicou mais de 70 artigos científicos, e é autor de 14 patentes internacionais.

Unidades Curriculares


Manuel José Damásio

Professor Catedrático da Universidade Lusófona | Membro efectivo da Unidade de I&D CICANT | Vice-director da COPELABS.

Tem um PhD em Comunicações/Sistemas Multimédia pela Universidade Nova de Lisboa, MSc em Media Digital pela Universidade de Napier (UK).

Apresenta um vasto track-record em consultoria e produção em diferentes áreas referentes a audiovisuais e multimédia.

Unidade Curricular


Rute Sofia

Professora Associada da Universidade Lusófona  | Directora da COPELABS

Obteve licenciatura em Eng. Informática pela Universidade de Coimbra (95); MSc (99) e PhD (04) em Informática pela Universidade de Lisboa. Desde 1995 tem exercido actividades de engenharia em ambiente industrial (Grupo Forum, Lisboa, 95-98; SIEMENS AG, Munique, como Investigadora Sénior 04-07; Nokia-Siemens Networks GmbH & KO, Munique, como Investigadora Sénior, 07) e em ambiente académico (Universiadade de Lisboa, 95; FCCN, equipa WAN, 98-03; Universidade da Pensilvânia, PA, USA como Investigadora Convidada 00-03; centro de I&D ICAIR, Evanston, IL, USA, 00; Bundeswehr Universitaet Munich, como Investigadora Sénior, 04; INESC Porto, como co-líder da área Internet Architectures and Networking, UTM, 07-10). É, desde Setembro de 2010, Directora da Unidade de I&D COPELABS.

Os seus interesses de investigação focam-se em redes cooperativas; interacção social; modelação e gestão de mobilidade; encaminhamento avançado. Rute detém 6 patentes e cerca de 30 publicações na sua área de acção. Esteve envolvida em vários projectos Europeus (e.g. 6NET; MUSE; NOBEL) e é a coordenadora científica do projecto EU FP7 ULOOP. Participa activamente em vários grupos da Internet Engineering Task Force, e é membro ACM e IEEE.


David Lamas

Professor Associado da Universidade Lusófona | Director da Comissão Científica de Informática da Universidade Lusófona do Porto

Detém licenciatura em Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (1989); MSc em Ciências Computacionais pela Universidade do Minho (1994); PhD em Ciências Computacionais pela Universidade de Portsmouth (1998). Foi postdoc na Michigan State University (2000) onde desenvolveu investigação no contexto do Media Interfaces & Network Design do Mind Laboratory.

David é também Professor na Universidade de Tallin, onde dirige o Interaction Design Laboratory. Participa actualmente em vários projectos nacionais e internacionais de I&D. O seu curriculum inclui várias posições de gestão em estabelecimentos de Ensino Superior, de onde se destaca a posição de CEO da Universidade Jean Piaget, Cabo Verde, e a posição de Reitor da Universidade Jean-Piaget, Moçambique. Foi um dos elementos que esteve envolvido no desenvolvimento dos diversos Institutos Piaget em África.


Rui Ribeiro

Professor Auxiliar da Universidade Lusófona | Membro da COPELABS.

Tem Licenciatura em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico; MBA na Universidade Católica Portuguesa; DBA (2012) em Gestão em Modelos de Negócio Aberto na área do Open Source Software Empresarial no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Rui é director de Sistemas de Informação da EP – Estradas de Portugal S.A., desde Janeiro de 2009 e Director da Escola de Executivos de Sistemas de Informação LISS - Lusofona Information Systems School. Foi responsável pela área de Serviços de Consultoria da Sybase em Portugal.

Unidade Curricular


João Canto

Professor Auxiliar da Universidade Lusófona

Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, em 2004, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. Obteve também o grau de Mestre (MSc) em 2006 e o de Doutor (PhD) em 2011, ambos em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.

É membro do IEEE desde 2005 e da Ordem dos Engenheiros desde 2011. É actualmente colaborador do Instituto de Telecomunicações (membro de 2004 a 2012). Publicou 5 artigos em revistas internacionais, com arbitragem científica, e 22 comunicações em conferências interanacionais com arbitragem científica. Foi membro do comité organizador da conferência Ibérica: "Encuentro Ibérico de Electromagnetismo Computacional - EIEC"(2011), e é um revisor ocasional da revista internacional: "Progress in Electromagnetic Research - PIER".


Cláudia Álvares

Professora Associada da Universidade Lusófona | Membro CICANT

É doutorada em Ciências da Comunicação pela Goldsmith’s College, University of London (2001); Mestre em Jornalismo (especialidade imprensa) pelo Departamento de Ciências da Comunicação da Goldsmith’s College, University of London (1995-96); Pós-graduação em Estudos Europeus (vertente económica) pela Universidade Católica de Lisboa (1994); Licenciatura em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1988-92); Diploma de I.B (International Baccalaureate) pela International School of the Sacred Heart (I.S.S.H), Tokyo, Japan (1988)


Célia Quico

Professora Auxiliar da Universidade Lusófona | Membro CICANT

Obteve PhD em Ciências da Comunicação em 2008 pela Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre os jovens portugueses e os seus usos de televisão, Internet e telemóveis. Foi (2000-2009) gestora de projectos de TV digital interactiva e multimédia para o operador de telecomunicações ZON Multimédia/ PT Multimédia. Foi também consultora no projecto de responsabilidade social “PT Escolas” da Portugal Telecom, que promoveu a literacia digital junto dos mais jovens.

Unidade Curricular


Conceição Costa

Professora Auxiliar da Universidade Lusófona | Membro CICANT

Conceição Costa tem um doutoramento em Ciências da Comunicação - Media Studies pela Universidade Nova de Lisboa. É actualmente Professora Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Para além do programa doutoral NEMPS, lecciona cursos de licenciatura e mestrado relacionados com comunicação e tecnologias, como por exemplo interação homem-maquina.

Unidade Curricular