Programa

3ºs Ciclos

A duração do doutoramento é, no mínimo, de três anos consecutivos (36 meses) em regime de tempo integral, não devendo exceder o prazo de quatro anos (48 meses). Apresenta duas componentes:

  • Componente curricular (Curso doutoral) 2 semestres.
  • Componente de investigação, conducente à Tese de doutoramento 4 semestres.

Objetivos

  • Complementar a educação de mestres em ciência e engenharia, fornecendo formação avançada em áreas emergentes de Ciências Informáticas, nomeadamente nas áreas referentes a novos media e a sistemas pervasivos de comunicação.
  • Desenvolvimento de competências em termos de metodologia de investigação, permitindo o desenvolvimento autónomo de actividades que cobrem diversos aspectos do processo de I&D, nomeadamente a selecção e aplicação de técnicas de escrita para a disseminação de resultados de I&D.
  • Fornecer aos participantes uma exacta percepção da evolução actual da área de tecnologias computacionais na vertente de sistemas e media ubíquios, assim como das suas implicações para o utilizador final. O programa doutoral envolve docentes da ECATI, a maioria dos quais integra a unidade de investigação SITI enquanto membros associados, com experiência em áreas como sistemas complexos, ciências computacionais, media digitais, sistemas e tecnologias Internet.

Os candidatos irão desenvolver competências em três áreas de intervenção ao longo de 36 meses, estabelecidas de acordo com o “European Charter for Researchers and the Code of Good Conduct for the Recruitment of Researchers”. Das três áreas de intervenção, duas são mandatórias (área de conhecimento e área de investigação), sendo a área de formação optativa.

Áreas

  • Área de conhecimento: Tem por objectivo apoiar a aquisição de conhecimento em domínios científicos e tecnológicos específicos, sendo fornecida através das aulas e seminários do programa. Os tópicos abordados são agrupados nas duas vertentes principais do programa (Novos Media e Sistema Ubiquos).
  • Área de investigação: Tem por objectivo permitir aos alunos delinear e seguir um plano de estudos de investigação adequado à obtenção do grau de doutor. Esse plano de estudo será executado em ambiente de investigação associado à Unidade de I&D SITI (Sistemas e Tecnologias Informáticas) da Universidade Lusofona, o que irá permitir aos alunos adquirir competências em contexto de I&D imersivo e real.
  • Área de formação: Tem por objectivo fornecer aos alunos a possibilidade de enfrentarem desafios concretos na aplicação do seu plano de investigação. Este carácter de formação é optativo e a sua validade é analisada pelo orientador do aluno. Em caso de aprovação, deverá ser incluído no plano de investigação do aluno, podendo ser executado, por exemplo, em colaboração com um parceiro industrial ou no âmbito de um projecto de investigação nacional ou internacional.