Investigação

A presença cada vez mais global da Internet enquanto meio de comunicação e de imersão social está a alterar o modo como o dia-a-dia de uma Sociedade de Informação se desenvolve, fornecendo não só uma base sólida para aumentar a interação social, mas também ajudando a disseminar interesses locais, criando assim uma verdadeira aldeia global.

Existe hoje em dia um papel preponderante da sociedade no sentido de que cada vez mais se tem não só uma Internet centrada no utilizador final, como também moldada por este. Adicionalmente, a própria Internet, enquanto meio de comunicação, apresenta hoje uma evolução assente na participação do utilizador final.

O impacto desta participação resulta de dois princípios fundamentais na área de Tecnologias e Sistemas Informáticos:

  • uma rápida evolução de serviços e arquitecturas Internet;
  • uma maior interação e imersão do utilizador enquanto elemento integrante desses mesmos serviços e tecnologias.

É neste contexto que se propõe um programa doutoral (Despacho n.º 15351/2012 em Diário da República) que tem como principal objectivo formar indivíduos na área das Ciências Informáticas (CNAEF 418), de modo a fornecer conhecimento referente a duas sub-áreas fundamentais para uma maior interligação entre a Internet e a sociedade: Novos Media e Sistemas Ubíquos.

A duração do doutoramento é, no mínimo, de três anos consecutivos em regime de tempo integral, não devendo exceder o prazo máximo de quatro anos. Integra um total de onze (11) unidades curriculares, sendo cinco (5) de carácter obrigatório. O programa inclui duas componentes:
  • Componente curricular - Esta componente é constituída por 60 ECTS distribuídos por dois semestres de 30 ECTS cada. O ano curricular encontra-se dividido do seguinte modo. O primeiro semestre contempla duas (2) unidades curriculares obrigatórias (Métodologias de Investigação e Inovação; Média Digital) e quatro (4) unidades curriculares optativas das quais o candidato terá obrigatoriamente de selecionar duas. O segundo semestre contempla duas (2) unidades curriculares obrigatórias (Planeamento da tese; Sistemas Pervasivos de Comunicação) e duas (2) unidades curriculares optativas, das quais os candidatos terão de seleccionar uma.
  • Componente de Investigação - Esta componente é desenvolvida ao longo de 2 anos e vai culminar com a apresentação de uma tese de doutoramento.