Candidaturas

As candidaturas NEMPS (total de 15 vagas) para o ano lectivo 2017/2018 estão abertas em permanência. Contudo, a análise das candidaturas é avaliada de acordo com a tabela fornecida nesta página.

Salienta-se ainda que o programa NEMPS é disseminado a nível internacional, pelo que é necessário contemplar eventuais atrasos no ingresso dos candidatos, devido a obtenções de visto.

Os candidatos são sujeitos a processo de seriação no final da cada perido de candidatura, onde cada elemento da Comissão Científica fornecerá parecer. No final do processo uma cópia da acta de seriação é fornecida ao Departamento de Pós-Graduações e Investigação (DPI) da Universidade Lusofona. A calendarização referente a fases de admissão encontra-se na seguinte tabela:

Fase de candidaturaCandidaturasAfixação de ResultadosMatriculas
1ª fase de candidatura Até 30.04.2017 31.05.2017 Até 15.09.2017
2ª fase de candidatura Até 31.05.2017 30.06.2017 Até 15.09.2017
3ª fase de candidatura Até 30.06.2017 15.07.2017 Até 15.09.2017
4ª fase de candidatura Até 31.07.2017 31.08.2017 Até 15.09.2017
5ª fase de candidatura Até 31.08.2017 15.09.2017 Até 15.10.2017
6ª fase de candidatura Até 30.09.2017 15.10.2017 Até 31.10.2017

Condições de acesso e pré-requisitos

Para ingressar no programa doutoral, o candidato tem que satisfazer as condições estipuladas na legislação Portuguesa, assim como o seguinte conjunto de requisitos:

  • Ter um mestrado ou pos-graduação em informática, engenharia electrotécnica e computadores, comunicação multimédia, ou qualquer outra área de formação semelhante.
  • Ter uma licenciatura de uma instituição nacional ou internacional reconhecida pela comissão científica do programa doutoral.
  • Ter um curriculum profissional ou científico considerado como relevante para o programa doutoral, pela comissão científica deste programa.
  • Os candidatos devem falar e escrever Inglês fluentemente.

O número de candidatos a admitir é de 15. No caso de não haver um número mínimo de candidatos que justifique a abertura e o funcionamento do NEMPS, poderão ser selecionados provisoriamente candidatos que cumprem as condições enunciadas, ficando a obtenção do grau de doutor circunscrita à “elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim”, de acordo com a alínea a) do art. 31o do Decreto-Lei 74/2006 de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei no107/2008, de 2 de junho e pelo Decreto-Lei no 230/2009 de 14 de setembro.

Contudo, a admissão e a inscrição em doutoramento, nestas condições, exige a aprovação por parte da Comissão Científica do NEMPS à qual deve ser apresentado um requerimento por escrito do candidato, acompanhado de eventuais pareceres do tutor ou orientador proposto.

Processo de candidatura

A formalização do processo de candidatura ao programa doutoral NEMPS deverá seguir as instruções de candidatura disponibilizadas no site da Universidade Lusófona (http://www.ulusofona.pt) e contemplar os seguintes documentos:

  • Formulário de Candidatura (disponível online).
  • Carta dirigida ao Presidente da Comissão Científica (Director do Curso) solicitando a aceitação da candidatura.
  • Curriculum Vitae atualizado e detalhado (formação académica, experiência profissional e investigação) em português e inglês.
  • Declaração de intenções onde o candidato expõe os motivos da sua candidatura, a especialidade científica que escolhe e os objetivos que pretende atingir com a realização deste ciclo de estudos.
  • Comprovativos de identidade (B.I. ou passaporte) e das habilitações académicas onde constem as cinco publicações mais significativas. Caso o candidato não seja titular do grau de Mestre, deverá acrescentar aos documentos já referidos:
    • Um dossier agrupando, no máximo, cinco produções consideradas representativas do percurso escolar, científico e/ou profissional do candidato.
  • Duas cartas de recomendação.

Selecção de candidatos

A apreciação das candidaturas pelo júri de seleção tem por base o Curriculum Vitae e a motivação expressa pelo candidato na declaração de intenções.

O Curriculum Vitae é analisado com base nos seguintes parâmetros:

  • Formação académica.
  • Experiência de investigação.
  • Experiência profissional.

Para a análise destes parâmetros são aplicados os seguintes critérios:

  • Classificações académicas.
  • Formação especializada anterior.
  • Participação em projetos de investigação.
  • Apresentação de comunicações em encontros científicos.
  • Publicações científicas, designadamente na área do curso (Ciências Informáticas).

Todas as candidaturas são sujeitas a uma primeira seleção, com base documental e de natureza eliminatória. Os candidatos pré-selecionados são submetidos a uma entrevista ou modalidade alternativa de seleção, quando tal se justificar.

A selecção é efectuada pela Comissão Científica do curso, devendo todos os elementos da Comissão pronunciar-se individualmente sobre o candidato. A decisão final é comunicada ao aluno nos 10 dias úteis subsequentes ao encerramento do prazo de candidaturas.

No processo de seriação cada elemento da Comissão Científica fornecerá parecer, sendo no final do processo uma cópia da acta de seriação fornecida ao Departamento de Pós-Graduações e Investigação (DPI) da ECATI, Universidade Lusófona.

Creditação de Competências

Os candidatos que pretendam obter creditação de competências académicas no âmbito de anteriores estudos de doutoramento, ou de competências profissionais, deverão endereçar no ato da matrícula o respetivo pedido, seguindo as condições de inscrição com dispensa de unidade curriculares ou da parte curricular expressas no artigo 52º do Regulamento Académico da Universidade Lusófona.

O reconhecimento de Mérito é coordenado pela Comissão de Creditação da Universidade Lusofona, e caso necessário terá a participação de uma equipa de avaliação selecionada pela Comissão Cientifica do curso.

 

Propinas

Informação sobre o valor das propinas do programa doutoral NEMPS estão disponíveis aqui.

No acto da inscrição, os alunos podem candidatar-se a uma bolsa de isenção de proprinas da Universidade Lusofona.

 

Toda a informação referente ao processo de candidaturas deve ser igualmente enviado para o secretariado no curso:

nemps-sec@ulusofona.pt